A Gafisa Incorporadora é responsável pela criação do empreendimento, em um processo que inclui as seguintes etapas: compra dos terrenos, definição do produto que será construído (tamanho, planta etc.), campanha de marketing e vendas.
Quando o processo de incorporação já foi realizado, em torno de seis meses após o lançamento do empreendimento, a Gafisa Construtora inicia a sua operação, com a construção do empreendimento, o que dura em torno de dois a três anos.
Para realizar novas obras, a Gafisa passa por várias etapas antes e durante a construção. Estas etapas estão divididas em duas macro-etapas, que são as Premissas para Início de Projetos e Premissas de obras.
As premissas para início de projetos são: lançamento do empreendimento, aprovações legais (feitas pela prefeitura) e padronização do produto.
Já as premissas de obras são: conclusão dos projetos de início de obra (forma, fundações, contenções e terraplenagem); aprovações legais (feitas pela prefeitura, bombeiros, concessionárias, etc.) e redução do prazo da obra (uso da forma de alumínio).
A Gafisa S.A. possui um Programa de Excelência em Obras (PEO), que busca atingir o melhor desempenho possível nas execuções de seus empreendimentos. Este programa é baseado em:
• Estabelecer gerenciamento da rotina da operação;
• Orientar as obras quanto ao foco no sistema dos resultados; de gestão para alcance
• Medir o desempenho (meios e resultados) das obras;
• Identificar e disseminar as melhores práticas de gestão internas e Avaliar o conjunto das obras, reconhecendo e premiando os melhores desempenhos;
• Sistema de remuneração variável
Para garantir a qualidade em suas obras, a Gafisa utiliza uma padronização dos procedimentos, sempre seguindo um fluxo planejado anteriormente. Outro fator importante é que as etapas são feitas por ordem, nunca começando uma sem terminar outra.
Os lançamentos de novos empreendimentos vêm acompanhados de muito luxo e circunstâncias. Os estandes de vendas levam de 45 a 60 dias para ficarem prontos. Para construir o apartamento decorado, construído dentro do estande, a decoradora responsável pelo projeto faz um estudo da planta e a equipe começa a montagem. Um apartamento decorado dentro de um estande custa para a construtora cerca de R$2400 por metro quadrado (metade para a construção, metade para a decoração). Eles costumam ficar em exposição entre 6 e 8 meses e o desejo é que de 40% a 60% das unidades sejam vendidas nesse período. Quando o estande é derrubado, toda a mobília vai a leilão.
Curiosidades do processo produtivo
· A Gafisa consumiu cerca de 264 mil sacos de cimento em 2008, quantidade suficiente para construir meio Maracanã num único ano.
· Em 2008, 37 mil portas foram compradas pela Gafisa. Isso dá 90 vezes a quantidade de portas existentes na Casa Branca, residência oficial do president dos Estados Unidos.
· Seria possível construir 38 pirâmides de vidro iguais à do Museu do Louvre usando a mesma quantidade de material que a Gafisa utilizou em 2008.
· Com a quantidade de pregos usada pela Gafisa em um ano, é possível pendurar 78 vezes todos os 1.885 quadros produzidos por Pablo Picasso ao longo de sua vida.
· Só em 2008, a Gafisa consumiu 24.600 toneladas de aço, o suficiente para construir 1/3 da estrutura de aço do Empire State Building, em Nova York.
· Seria possível pintar toda a estrutura da Torre Eiffel cinco vezes com a quantidade de latas de tinta consumidas em 2008 pela Gafisa.
· Durante o ano de 2008, 129 mil metros cúbicos de areia foram usados nas construções da Gafisa, quantidade suficiente para encher aproximadamente setenta arenas de vôlei de praia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário